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Entenda como e por que as seguradoras são uma das maiores patrocinadoras de eventos culturais por todo o país.

Um dos poucos setores que se destacou positivamente durante a pandemia do covid-19, foi o setor de seguros. Seguradoras por todo o país seguraram as pontas e conseguiram se destacar, permanecendo estáveis em um cenário caótico.

Talvez essa tenha sido a principal sacada. Em tempos de incerteza a busca por segurança aumenta. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) – órgão que regula o setor -, de janeiro a setembro de 2020, os seguros contratados somaram R$ 14,6 bilhões em receitas, alta de 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa alta no setor acompanha uma tendência de crescimento que se mantém a anos no Brasil. Esse momento de bonança é acompanhado de um aumento da concorrência e uma preocupação cada vez maior com a comunicação e a marca. 

Como as seguradoras podem passar para o público a ideia de confiabilidade que pretendem de forma mais efetiva e próxima?

O caminho que vem sendo escolhido por elas é o investimento em cultura. De que forma? As principais seguradoras do Brasil, também são em sua maioria, as maiores patrocinadoras de eventos culturais. 

Até por estarem normalmente associadas a instituições financeiras, trabalharem com uma grande carteira de clientes e grandes contas, o resultado disponível tanto para o investimento via marketing quanto via incentivo fiscal são muito expressivos, permitindo também a possibilidade de grandes patrocínios.

Empresas como Porto Seguro, BB Mapfre, SulAmérica, Caixa Seguradora, Previsul, entre outras como Allianz, Azul e Liberty, acumulam milhões de reais investidos anualmente em peças e festivais de teatro, musicais, shows justamente para criar experiências únicas que os diferenciam de seus concorrentes e contribuam para uma visão positiva de sua marca. 

Porém, talvez o ponto mais importante em relação ao investimento na cultura para seguradoras são as possibilidades de relacionamento com o cliente. Esse potencial que os eventos tem que criar situações de relacionamento são explorados com maestria pelas equipes comerciais. Elas aproveitam as contrapartidas como ingressos, área vip, entradas para camarim, possibilidade de conhecer artistas, entre outros, para convidar seus prospects e clientes e se aproximarem, para posteriormente possa se fechar o negócio.

Abaixo vamos ver as principais alternativas de relacionamento com cliente que eventos culturais podem oferecer para seus corretores:

1- Aproveite todos os espaços de relacionamento

Todos os eventos, independentemente da natureza, têm espaços de relacionamento. Seja uma festa de abertura ou encerramento, um coquetel para convidados, o QG da produção ou salas de imprensa. Então cabe a você e sua empresa identificarem esses espaços e cobrar da organização do evento a participação nesses momentos. São locais exclusivos onde você pode levar seus clientes para terem essa experiência única, ele se sentirá parte do evento, poderá conhecer os artistas participantes, etc. 

2 – Use e abuse dos ingressos, camarotes e visitas ao camarim

Esse é o principal mecanismo de relacionamento que um evento pode oferecer para sua empresa e consequentemente o que você oferecerá para o seu cliente. Essa é uma ação teoricamente simples, mas também uma das mais efetivas, pois você dá a oportunidade do seu cliente viver o evento por ele mesmo, sentir na pele, ver com os próprio olhos a mágica acontecendo.

Pense em toda a experiência do seu cliente, desde a entrega dos ingressos até a chegada no evento, como o camarote está montado, se há alguém para recebê-lo, e por fim a saída. Pensando nesse passo a passo você conseguirá impacta-lo de forma mais efetiva, desenvolvendo a relação.

Outro ponto importante é você também acompanhá-lo durante a ida ao evento, esse é um bom momento para estabelecer uma relação que transcende o caráter exclusivamente comercial. Em resumo, ele deve ver você como um amigo que o convidou para ir a um show ou espetáculo. 

3 – Brindes e materiais promocionais são um bom caminho

Todo mundo gosta de ganhar um presente certo? Você e sua empresa podem replicar essa lógica junto aos seus clientes. Além de levá-lo até o evento, você pode presenteá-lo com materiais promocionais da marca ou ainda do próprio evento. O interessante é que ele levará o brinde para casa e lembrará da experiência por um tempo, toda vez que ver seu material. 

Essas foram algumas dicas simples para você não perder nenhuma oportunidade e aproveitar ao máximo seu investimento em patrocínio. Lembrando que o ideal é combinar todas as ações para que a experiência seja a mais completa possível.

Esses são três maneiras de seus corretores podem se relacionar via eventos culturais. Agora entendeu por que as seguradoras priorizam o investimento em cultura? Comece você também, entre em contato com a Parnaxx para construirmos juntos um planejamento.

 

 

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