Referência em qualidade e inovação no cenário cultural brasileiro há mais de 30 anos, a Parnaxx vem construindo uma trajetória que faz jus à tradução de seu nome em hebraico: êxito. A produtora cultural curitibana é prova de que, para além da arte, a cultura é uma potente ferramenta de mudança positiva e desenvolvimento social.
Responsável pelo Festival de Curitiba – maior evento de artes cênicas da América Latina – e por projetos como Risorama, Guritiba, Gastronomix, MishMash, entre outros, a Parnaxx aposta na combinação entre arte e planejamento corporativo para oferecer às marcas parceiras uma plataforma sólida de visibilidade, engajamento autêntico e legado duradouro.
Na edição deste ano, o Festival de Curitiba reuniu mais de 200 mil pessoas, ocupou mais de 70 espaços da cidade (e região metropolitana) e apresentou 350 atrações. Números que refletem a dimensão de um movimento que conecta e impacta pessoas, comunidades e empresas.
Lei Rouanet para converter tributos em valor com propósito
“Transformamos arte e ideias em valor. Cada um de nossos produtos tem identidade própria, mas todos compartilham o mesmo propósito: democratizar o acesso à cultura, promover inclusão, valorizar a diversidade e impulsionar a economia local”, explica Leandro Knopholz, diretor da Parnaxx. “Associar a marca com bons projetos culturais fortalece valores que inspiram, fomentam o pensamento crítico e reforçam o alinhamento aos princípios ESG, contribuindo para uma realidade mais justa e plural”, ressalta.
Uma das principais formas de incentivar a cultura no Brasil é por meio da Lei Rouanet, que permite destinar até 4% do Imposto de Renda devido por empresas e 6% por pessoas físicas a projetos culturais aprovados pelo Governo Federal – todos os projetos da Parnaxx estão inscritos no Artigo 18.
“Apoiar projetos culturais nos integra à narrativa da marca, mostrando que ela não apenas oferece produtos ou serviços, mas também contribui para o enriquecimento da vida das pessoas e para a cultura local”, afirma Cristiane Silva, coordenadora de marketing da Disam, patrocinadora do Risorama, um dos projetos da Parnaxx. “Não é apenas uma ação de marketing, mas uma oportunidade estratégica para aprofundar a conexão da marca com nossos clientes”, complementa.
O início de uma história de êxito
O que começou com a inquietação de cinco jovens amigos – entre eles Leandro Knopfholz -, no início dos anos 1990, deu origem à ideia que revolucionou de vez a cena cultural curitibana. O objetivo era movimentar o panorama artístico local e ter acesso aos principais espetáculos do país, aqui em Curitiba.
Assim nasceu o Festival de Teatro de Curitiba, que teve sua 1º edição em 1992, no palco da Ópera de Arame. Desde então, o Festival se reinventa a cada edição, ampliando alcance, parcerias e propósito.