Eventos, Experiência de Marca, Marketing de Experiência, Projetos Culturais

Confira 05 exemplos de marcas que se relacionam muito bem com seus clientes por meio de eventos

Estas empresas se destacam no mercado por oferecer experiências ao seu público e se relacionar com ele através de eventos diversos

 

Aqui no blog da Parnaxx nós já falamos a respeito da promoção de eventos culturais como ferramenta de relacionamento com o cliente e separamos cinco ideias de experiências que você pode realizar com a sua marca. Mas hoje, para que você possa se inspirar, iremos trazer cinco exemplos de marcas que se relacionam muito bem com os clientes através de eventos.

1 – Heineken

Imagem: Divulgação

A cervejaria Heineken está no topo da lista porque é uma referência de longa data na promoção de diversos eventos não só no Brasil, mas no mundo. A marca participa de cerca de 200 eventos por ano em diversos países. 

No Brasil, é tradicional patrocinadora de projetos como Rock in Rio, Lollapalooza e há alguns anos é apoiadora exclusiva do Popload Festival, que em geral acontece nos meses de outubro em São Paulo com atrações da música nacional e internacional. A marca não participa apenas de eventos grandiosos, mas também patrocina com frequência eventos como Réveillon e Carnaval em casas de show e baladas consagradas.

BAIXE AGORA UM EBOOK EXCLUSIVO SOBRE EXPERIÊNCIA DE MARCA: POSICIONAMENTO E RELACIONAMENTO!

2 – Itaú Unibanco

O banco Itaú além de ser o maior banco privado do Brasil é também, segundo a Interbrand, a marca mais valiosa do país, avaliada em R$ 33,5 bilhões. Eduardo Tracanella é diretor do departamento de marketing da empresa e afirmou que “Patrocinamos eventos e organizações que estão alinhados ao nosso propósito – estimular o poder de transformação das pessoas – e às nossas causas, que são Cultura, Educação, Esporte e Mobilidade. Temos também como premissa estabelecer patrocínios que não sejam individuais ou restritos – mas que englobem e beneficiem várias pessoas”, conforme apurado pela jornalista Renata Granchi, do Jornal do Brasil.

Ou seja, muito além dos shows musicais que há muito tempo caracterizam os patrocínios do Grupo Itaú, a empresa atua também na promoção de eventos muito variados, como mostras artísticas, festivais de teatro e cinema, torneios esportivos, orquestras, etc. A lista de eventos patrocinados é extensa e inclui Rock In Rio, Miami Open de Tênis, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, para citar alguns poucos exemplos.

3 – CIELO

 Foto: Anelize Tozzeto

A Cielo também disponibiliza recursos para projetos em vários segmentos, que vão desde a gastronomia até ao teatro. Os eventos que patrocinam são bem distribuídos pelo país, como o Food.Art.Music, a Ocktoberfest de Blumenau, o Projeto Tempero no Forte em Salvador e o Festival de Teatro de Curitiba. Essas ações servem, principalmente, para conectar a marca com o público de interesse com o objetivo de contribuir com a fidelização do cliente. Além disso, a empresa busca realizações que contribuam ativamente para a movimentação da economia local, o que ainda ajuda na consolidação de novos negócios.

 

4 – ADIDAS

A marca alemã de roupas esportivas é uma referência mundial quando falamos de patrocínio a eventos. Na última Copa do Mundo, a Adidas firmou-se como a marca patrocinadora do maior número de seleções e segue se consolidado como uma gigante aliada aos eventos de entretenimento. Para se ter uma dimensão de quão próxima é a relação da marca com o seu público, no ano de 2018 a marca promoveu o Das Days São Paulo, um evento com 10 dias de duração voltado ao público do skateboarding e que contou com dezenas de ações, campeonatos, sorteios, shows e outras atividades especiais. Outros eventos como o Lollapalooza também recebem o apoio da marca, que usualmente desenvolve ativações de marca muito significativas e de grande impacto.

5 – Coca-Cola 

Imagem: Projeto Pulso

A Coca-Cola, é uma das maiores empresas do mundo e atua no patrocínio de realizações brasileiras de diversos tipos. No Amazonas, por exemplo, apoiou o Amazonas Film Festival e o Festival Folclórico de Parintins. Também já realizou patrocínios do Super Rio Expofood, do Forró de Curvelo, do Festival Planeta Brasil em Belo Horizonte e do Rock In Rio. As abordagens em diferentes tipos de eventos ajudam a marca a se conectar com todas as pontas do país e se tornar uma opção em afinidade com a cultura local. Além de tudo, elas são essenciais para aproximá-la dos clientes e gerar uma diferenciação extra no mercado de bebidas.

Estes são apenas alguns exemplos de marcas que utilizam a participação em eventos como forma de ativação, para se estreitar o relacionamento com o público e fortalecer ainda mais a consciência de marca.

 

Deixe seu comentário