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Cultura em 2020: Como fica o incentivo fiscal no ano da pandemia?

Saiba por que incentivar um projeto cultural é um bom negócio para sua empresa mesmo com os impactos da pandemia.

 

Em 2020 quase todos os ramos de negócio foram afetados profundamente pela pandemia do Covid-19. A cultura especialmente vem sofrendo com o impossibilidade de reunir o público e, mesmo buscando alternativas interessantes com a adaptação de eventos e espetáculos para versão online, ainda esbarra na capacidade de monetizar e sustentar suas atividades. 

Já vimos aqui no Blog da Parnaxx qual é a relevância do investimento e participação do capital privado no fomento de atividades culturais, e que o incentivo fiscal muitas vezes é o que garante a saúde financeira de festivais, espetáculos, centros culturais, museus, entre outros tantos projetos pelo país. 

A pandemia tem colocado a sobrevivência dessas manifestações culturais em cheque. De acordo com a Secretaria Especial de Cultura em 2020 a captação via Lei de Incentivo a Cultura foi 35% menor, em relação ao mesmo período do ano passado. Foi a maior queda na captação desde 2010.

Isso se deve a insegurança que empresas patrocinadoras estão vivendo em relação a previsão de seus resultados. As empresas estão segurando o caixa para tentar reduzir os impactos que a pandemia está causando.

Essa é uma decisão segura e importante, porém pode ser adaptada e estudada para sua empresa continuar utilizando os benefícios do incentivo fiscal e não perder boas oportunidades de negócio. 

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Como usar o incentivo fiscal em 2020? 

Um bom começo é avaliar mensalmente se o pagamento do incentivo pode ser realizado. Assim, você reduz o período de apuração, diminui o valor dos pagamentos desonerando o caixa da empresa e ainda consegue aproveitar todas as contrapartidas do incentivo. 

Além disso, previsões mais conservadoras aliam a tranquilidade financeira da empresa com a utilização do mecanismo de isenção fiscal. Mesmo aportando valores menores, seu patrocínio pode garantir a sobrevivência de um projeto cultural e toda a rede de profissionais e espectadores que orbitam essa manifestação. No final do mês ainda é possível que você tenha uma feliz surpresa com o resultado.

Outro ponto é que a economia criativa será um dos principais pilares da retomada econômica no pós pandemia, considerando a ânsia do público por atividades dessa natureza. Por isso, é bom já estar alinhado com um projeto que proporcione o melhor posicionamento e contrapartidas para sua empresa.

Por fim, são inúmeros os projetos que podem ser patrocinados via Lei de Incentivo à Cultura, e todos têm como função democratizar o acesso e proporcionar experiências culturais únicas que transformam realidades e sua empresa pode ser um agente nesse processo.

Continue acompanhando o Blog Parnaxx para mais conteúdos como esse e conheça nossos projetos!

 

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